Como o seu empreendimento se distingue dos demais negócios que estão no mercado? Quando seu cliente pensa na sua empresa, quais palavras vêm na mente dele? A resposta dessas perguntas são, em resumo, o seu posicionamento estratégico.

Nenhuma empresa do mundo consegue ser referência em todas as áreas ao mesmo tempo. Qualidade, preço, agilidade, inovação, atendimento, tecnologia, serviço… Muitos são os diferenciais buscados pelos empreendedores. Posicionamento estratégico é quando a marca escolhe com clareza uma ou duas áreas importantes para concentrar mais esforços e assim buscar excelência. 

No conteúdo a seguir, veja as quatro formas que sua empresa pode ser vista no mercado. Com base nelas, avalie seus diferenciais, forças e fraquezas para descobrir – e divulgar – o seu posicionamento estratégico!

Posicionamento estratégico: as 4 formas que sua empresa pode ser vista no mercado 

O posicionamento estratégico de uma empresa precisa ser transmitido de forma clara e objetiva. O fundador da FENP Consultoria Digital, Esdanio Nilton Pereira, explica que esse movimento é importantíssimo para a imagem de um empreendimento. “Posicionamento estratégico é a forma como você deseja que sua empresa seja reconhecida pelo mercado. Sabe todo aquele público-alvo que a marca espera atingir? Pois bem, quando alguém perguntar a seus clientes sobre a sua marca, imagine que todos ou pelo menos a maioria tenha uma única resposta. Isso significará que, bem ou mal, é assim que enxergam a sua empresa. Por isso, para que seja para o bem, é necessário declarar qual posicionamento esperamos que seja reconhecido pelo nosso cliente”, ensina.

No geral, uma empresa pode ser vista pelo mercado por quatro formas diferentes. “Seu cliente poderá ter a percepção de mais de uma forma em relação ao seu concorrente, isso dependerá de como você vende o posicionamento que quer ter. Se você optar simplesmente por ‘deixar rolar’, o mercado acaba caracterizando da forma que deseja e, conforme ela for repetida entre as pessoas, pode ou não ser benéfico para a empresa”, alerta o especialista.

A seguir, Esdanio lista as quatro formas que uma empresa pode ser reconhecida no mercado. O especialista também detalha cada uma delas. Confira!

Com base no preço 

Essa forma é quando o concorrente é sempre mais caro! Por óbvio, essa estratégia é muito boa, pois a chance de venda aumenta extraordinariamente. Entretanto, é necessário ter uma estrutura de custo que permite tal posicionamento.

Imagine que seu concorrente tenha uma margem de resultado igual a sua, mas o seu preço é menor: perfeito! Esse é o cenário ideal. Agora, se para ter o preço menor, sua empresa também trabalha com margens menores, fique atento! A não ser que seja uma estratégia temporária, o risco de tropeçar mais adiante será maior na medida de tempo que insistir nessa estratégia.

Com base no diferencial competitivo

Diferencial competitivo é o termo utilizado para destacar em qual tópico daremos o nosso maior foco! Por exemplo: “ser excelente em entregar no prazo de 24 horas” ou então “ter um produto com mais tecnologia”. 

Os diferenciais competitivos podem estar classificados, entre outras possibilidades, em: marca, escala, custo de troca, patentes, recursos que seu concorrente não tem e força de vendas. Uma outra forma mais clássica de perceber os diferenciais competitivos é classifica-los em custo, qualidade, tecnologia, inovação, flexibilidade, velocidade e entrega.

Com base no segmento do mercado

A estratégia de monopolizar ou ter pouquíssimos concorrentes em um determinado segmento de mercado fortalece a empresa, que assim se torna a única a oferecer um produto ou um serviço! Nesses casos, os custos com publicidade se tornam um investimento apenas desejável, mas não obrigatório, pois não ter concorrentes ou ter poucos nos coloca em uma posição mais confortável.

Nesse tipo de posicionamento estratégico, há um risco grande: a entrada de novas empresas no segmento. Por isso, é importante monitorar, por mais distante que esteja essa possibilidade, o custo para entrada nesse mercado – principalmente se as margens forem boas. Fique de olho no momento certo de ter um sócio ou de vender sua empresa, pois os tempos mudam e, quando menos perceber, uma nova tecnologia ou modelo de negócio pode colocar sua empresa – até então líder – em sérios riscos. 

Com base no benefício oferecido

Essa é uma das formas mais comuns!  O posicionamento estratégico com foco no benefício oferecido tem como norte o resultado promovido aos clientes que utilizam determinado produto ou serviço.

Imagine um atleta que depende do tênis para corridas, treinos diários e competições. Se ele descobrir que um tênis aumenta o conforto e dura 30% mais do que o comum, certamente ele estaria disposto a pagar mais pelo produto. Ou seja, mais do que um tênis, esse cliente busca o benefício oferecido.

 

GCS: o método ideal para proporcionar crescimento e longevidade para sua empresa 

O empresário que deseja encontrar e divulgar o seu posicionamento estratégico precisa, necessariamente, adotar ações assertivas. Além de descobrir qual é a forma que sua empresa deseja ser reconhecida no mercado, é preciso que os empreendedores foquem em medidas estratégicas e direcionadas ao seu negócio. Felizmente, todas essas iniciativas estão disponíveis em um só lugar: no método Gestão do Crescimento Sustentável (GCS)

Essa solução da FENP Consultoria Digital se aplica a empresas de qualquer perfil, segmento e tamanho, com faturamento anual de R$ 200 mil ou até mais de R$ 1 bilhão. O método GCS já foi testado e comprovado e está disponível para efetiva implantação por meio de uma plataforma de consultoria digital.

No GCS, a transformação da empresa ocorre pelo processo de decisão de rompimento das amarras do crescimento. Ao final da implementação do método, a empresa terá mais controle da sua direção e dos seus resultados.

O Posicionamento Estratégico é, inclusive, um dos três pilares do GCS, juntamente com o ESG (Environmental, Social and Governance) e com a Gestão Baseada em Valor. Esses três fatores são a base para a perpetuidade de qualquer empresa e norteiam o conciso e transformador método GCS. 

 

GCS promove a transformação do seu negócio 

O GCS abrange um ciclo de seis módulos que, após implementados, gerarão, além de resultados, aprendizados para novos avanços. Juntos, esses tópicos trazem um posicionamento estratégico para a empresa, o que contribui para a transformação do negócio.

A FENP Consultoria Digital, empresa que oferece o método ao mercado, tem como norte transformações customizadas para resultados acelerados. Esdanio Nilton Pereira, fundador da marca, traz na bagagem quatro décadas de experiência na gestão de pequenas, médias e grandes empresas no Brasil e no exterior. 

 

Método GCS
Quero saber como funciona!