Ter um negócio para chamar de seu é um desafio constante!
O empreendedor precisa lidar com o imponderável diariamente e, sem uma gestão sólida, se manter forte no mercado por bastante tempo é praticamente impossível.
Prova disso é que, em média, metade das empresas brasileiras fecha em até cinco anos de atividade, aponta pesquisa do IBGE. Se o período contemplado for maior, os dados assustam ainda mais: apenas um em cada quatro negócios sobrevive por mais de 10 anos no Brasil.
A causa de tanta mortalidade normalmente gira em torno de temas como planejamento, gestão e capacitação. Para manter o seu negócio no caminho do crescimento, desviando de obstáculos que colocam em risco a sobrevivência da empresa, é preciso adotar ações assertivas. Nesse sentido, preparamos para você, empresário, dicas importantes para te ajudar a crescer com resultados!
Conheça as 7 dicas que podem ajudar a sua empresa a crescer com resultados
Para não engrossar as altas estatísticas de mortalidade empresarial, o empreendedor precisa, necessariamente, adotar ações estratégicas. Veja a seguir 7 dicas diretas e imprescindíveis para quem deseja não apenas sobreviver no universo do empreendedorismo, como também prosperar. As orientações foram elaboradas pelo fundador da FENP Consultoria Digital, Esdanio Nilton Pereira, que traz na bagagem 40 anos de experiência na gestão de pequenas, médias e grandes empresas no Brasil e no exterior.
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Identifique sua vantagem competitiva
Esse será o seu posicionamento estratégico! Qual é a dor dos seus clientes que sua empresa resolve como ninguém? Descubra o que sua empresa faz melhor do que seus concorrentes e concentre-se em aprimorar essa vantagem competitiva. Se você não souber o que é, pergunte aos seus clientes por que eles escolheram sua empresa em vez de outras. Depois, mantenha uma constância de propósito e não saia da rota!
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Conheça o seu mercado-alvo
Compreenda as necessidades, desejos e tamanho do seu mercado-alvo! Lembre-se de ajustar seus produtos ou serviços de acordo com essas informações. Isso ajudará a garantir que você esteja atendendo às necessidades dos clientes e maximizando o retorno sobre o investimento.
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Seja obstinado por produtividade
Identifique as áreas em que a empresa pode melhorar a eficiência operacional, reduzir os custos e aumentar a produtividade. Isso pode incluir a implementação de tecnologia ou a reorganização dos processos de negócios. Faça mais com menos!
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Analise criticamente os resultados
Monitores constantemente os resultados econômicos e financeiros da sua empresa para identificar pontos fortes e fracos. Quando ganhar, saiba de onde veio o resultado e o que atrapalhou para que o cenário não fosse ainda melhor.
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Construa uma equipe
Traga todos para as discussões e faça parte da equipe. Se capacite tanto para liderar como para realizar a gestão da sua empresa. Ofereça treinamentos e possibilidade de desenvolvimento profissional. Se todos estiverem envolvidos e entendendo seu papel, estarão mais engajados e motivados.
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Fomente uma cultura de inovação
Encoraje a criatividade e a inovação em toda a empresa. Isso pode ser feito por meio de programas de incentivo à inovação, iniciativas de brainstorming e também permitindo que os funcionários tenham mais autonomia para tomar decisões. Isso vai gerar valor para a sua organização!
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Prepare um plano de contingência
Tenha um plano de contingência para lidar com imprevistos. Faça continuamente o exercício do “E se?”. E se cair o volume 30%? E se subir o volume 30%? E se o mercado mudar de especificação? E se houver falta de matéria-prima? Qual seria? Estimule sua equipe a imaginar o inimaginável: isso preparará sua empresa para os imprevistos.
GCS digital: o método ideal para proporcionar crescimento e longevidade para sua empresa
Se colocadas em prática corretamente, as dicas acima certamente ajudarão a sua empresa a crescer com resultados! O desafio, claro, é encontrar uma forma de seguir essas importantes orientações de uma forma prática e simultânea. A boa notícia é que essas medidas estão disponíveis em só lugar: no método Gestão do Crescimento Sustentável (GCS).
O GCS online é uma solução da FENP Consultoria Digital e se aplica a empresas de qualquer perfil, segmento e tamanho. O método já foi testado e comprovado em empresas com faturamento anual de R$ 200 mil ou até mais de R$ 1 bilhão e está disponível para efetiva implantação por meio de uma plataforma de consultoria digital.
No GCS, a transformação da empresa ocorre pelo processo de decisão de rompimento das amarras do crescimento. Ao final da implementação do método, a empresa terá mais controle da sua direção e dos seus resultados.
GCS: os três pilares do método!
Conciso e transformador, o GCS conta com três pilares que são a base para a perpetuidade de qualquer empresa: ESG (Environmental, Social and Governance), Gestão Baseada em Valor e Posicionamento Estratégico. Conheça um pouco de cada um deles!
Pilar 1: ESG
ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance. É uma abordagem, portanto, que leva em conta os impactos ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Os investidores que seguem os conceitos de ESG avaliam as empresas com base em seus desempenhos em áreas como sustentabilidade, diversidade e inclusão, direitos humanos, governança corporativa e práticas éticas. O objetivo é identificar empresas que têm uma boa gestão de riscos e oportunidades nessas áreas, e que podem ser mais resilientes e sustentáveis a longo prazo.
Pilar 2: Gestão Baseada em Valor
O valor de uma empresa significa a expectativa que esse negócio tem para o futuro. Não que o valor do passado não importe: mas de nada vale um histórico incrível se não existe projeção de ótimos resultados para o futuro.
Uma Gestão Baseada em Valor busca aumentar a riqueza da empresa e com isso entregar maior valor para todas as partes interessadas. O processo é uma abordagem gerencial que consiste em definir as premissas de mercado ou internas à própria empresa e que possibilitem, no futuro, gerar mais valor. O acompanhamento e as correções de rota são importantíssimos para o sucesso.
Pilar 3: Posicionamento Estratégico
Posicionamento estratégico é a forma como o empreendedor deseja que sua própria empresa seja reconhecida pelo mercado. No geral, há quatro formas que um negócio pode ser visto pelo mercado. São elas:
– Com base no preço;
– Com base no diferencial competitivo;
– Com base no segmento do mercado;
– Com base no benefício oferecido.
GCS: o método que garante mais crescimento e longevidade para sua empresa
GCS: como funcionam as 6 fases do método
O GCS abrange um ciclo de seis módulos que, após implementados, geram, além de resultados, aprendizados para novos avanços.
Juntos, esses tópicos trazem um posicionamento estratégico para a empresa, o que contribui para a transformação do negócio.
Veja quais são os módulos disponíveis no GCS e qual é a importância de cada um deles:
Fase 1: Direcionadores Estratégicos
Qual é seu negócio? O que é que você faz? Ou melhor ainda: o que é que seu cliente compra de você?
Chamada de Direcionadores Estratégicos, a primeira fase do GCS responde a todas essas perguntas acima (e muitas outras!). O start do método é importantíssimo e serve de base para todas as demais etapas! Nessa fase, é construído o modelo de negócio da empresa, bem como a arquitetura organizacional que implementará a estratégia do modelo de negócio.
A percepção correta da natureza do empreendimento deve estar presente em cada passo – desde a fase de concepção até o seu pleno desenvolvimento. Dentro dessa etapa, dois temas bem relevantes são trabalhados com profundidade: Estratégia e Cultura. Esses aspectos costumam ser intuitivos no começo da vida de uma empresa. Quem não conhece a história de algum empreendedor de sucesso que, com sua liderança visionária, usou de sua intuição e conseguiu estabelecer uma rota inicial de crescimento? Infelizmente essa jornada não costuma se manter por muito tempo. Metade das empresas brasileiras fecham em menos de cinco anos exatamente porque essa rota traçada não inclui diversos fatores que são estabelecidos a partir do direcionamento da Estratégia e da Cultura.
O GCS tem a missão de desenvolver as empresas com foco em aspectos específicos que o seu negócio precisa para crescer, evitando assim fórmulas mágicas que, apenas em tese, serviriam para todos. Seu negócio é único e precisa ter a Estratégia que você idealizou e a Cultura que você espera.
Fase 2: Ambientes de Negócios
Na segunda fase do GCS digital, o empreendedor tem acesso a múltiplas frentes de ação. Nesta etapa, chamada de Ambientes de Negócios, é preciso desvendar tendências, perceber qual é a vantagem competitiva para o cliente, analisar onde há espaço para crescimento e ter em mente quais leis afetam diretamente o negócio.
Aqui, não se pode restar qualquer dúvida sobre os concorrentes (que tamanho possuem, detalhes sobre os tipos de produto, quais os tipos de fábricas, máquinas e equipamentos, e quais as estratégias aparentes). A conhecida avaliação de cenários pelo método SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats – Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças), realizado com sua equipe, também proporciona excelentes condições de engajamento com as pessoas e alinha o conhecimento do negócio ao longo do processo.
Fase 3: Mapa de Estratégias
Se na primeira fase do GCS definimos para onde vamos (Direcionadores Estratégicos) e na segunda vimos o que enfrentaremos (Ambiente de Negócios), chegou a hora de descobrir como iremos na direção de todos esses objetivos.
Imagine que suas metas sejam pontos como melhorias em equipamentos, sistemas de produção, conhecimento das pessoas, contabilidade, finanças, controle e novos projetos. Todos eles estão na fila pedindo atenção. Qual você atende primeiro? Qual é o único que você pode atender agora? Ou ainda a decisão mais difícil: para quem você dirá não? Se não houver relação com o Mapa de Estratégias, a resposta deverá ser não. Claro que haverá casos em que algo precisa ser feito, daí a importância de dar capacitação e autonomia para que outros da sua empresa atuem e resolvam.
Fase 4: Mapa de Resultados
O sucesso no futuro de um negócio é consequência da qualidade dos seus investimentos e não da forma que o investimento será financiado. Nesse sentido, a fase chamada de Mapa de Resultados mede cada um dos investimentos de seu empreendimento para determinar se a empresa está gerando um retorno adequado sobre os recursos investidos e se está criando valor econômico para seus acionistas.
A boa gestão nas quatro decisões fundamentais – Capital de Giro, Liquidez, Investimento e Financiamento – garantirá um crescimento na disponibilidade de caixa, valorizando a sua empresa e tornando o crescimento cada vez mais sustentável no longo prazo. Para elaborar um bom Mapa de Resultados, seja na visão de curto ou longo prazo, deve-se levar em conta a quantidade de anos adequada às características do negócio. O método GCS visa, nesta etapa, justamente tratar esses aspectos individuais com uma dose de simplicidade e adequação à realidade da pequena e média empresa.
Fase 5: Mapa de Metas
Vamos recapitular as fases anteriores? Os Direcionadores Estratégicos foram identificados, a Análise do Ambiente de Negócios está completa, o Mapa de Estratégias foi traçado e o Mapa de Resultados está definido. É chegado o momento de apresentar a conta!
O Mapa de Metas aponta exatamente isto: como todos serão cobrados na empresa a partir das etapas já cumpridas anteriormente. Os critérios podem ser diversos. De modo geral, compõem a rede de operações tradicional de praticamente qualquer negócio: Finanças, Mercado, Operações, Fornecedores e Pessoas. Nessa etapa, se define as responsabilidades de cada um.
Fase 6: Controle
O respeito em seguir na direção que foi desenhada no planejamento deve ser soberano na tomada de decisões em torno do empreendimento. É sobre isso que se trata o último módulo do GCS, chamado de Controle. Todo movimento, todo novo gesto, toda inovação ou ação disruptiva que venha a se insinuar para o negócio deve, necessariamente, ser absorvida e assimilada sob a regência do que foi combinado e contratado nas etapas anteriores do GCS.
Para regularizar este acompanhamento, a ferramenta ideal é um cronograma de reuniões – que podem ser semanais, mensais ou trimestrais. É importante nessa etapa também estabelecer um comitê de direção que tenha foco em garantir que o combinado aconteça e que o Posicionamento Estratégico – terceiro pilar do GCS – seja refletido no dia a dia. Esse comitê deve ser formado pela alta gestão da empresa (o dono, diretores ou gerentes) e com o processo registrado em uma carta. A cada ciclo do processo GCS, deve-se rever a riqueza gerada como valor para a empresa, corrigir o que for necessário (ou não) e reiniciar tudo novamente. Sempre em busca de evolução. O maior desafio consiste em executar o plano com excelência.
GCS: quem está por trás desse método?
Como citamos anteriormente, o GCS é um serviço da FENP Consultoria Digital. A empresa foi criada na esteira da necessidade de transformação da gestão empresarial do país. Além dos atributos convencionais das consultorias, a FENP tem uma vocação estratégica evidente e diferenciada e um olhar atento ao processo sucessório nacional.
O maior compromisso da FENP é com o futuro do negócio de seus clientes. A atuação da empresa engloba desde startups ligadas à indústria até a própria indústria produtiva brasileira. Todas as soluções da marca visam a transformação da gestão empresarial, diminuindo riscos e estabelecendo processos mais modernos, eficientes e seguros.
Fundador conta com quatro décadas de experiência na gestão de empresas
Esdanio Nilton Pereira é o fundador da FENP e acumula quatro décadas de experiência adquiridas em grandes companhias dentro e fora do Brasil. Brasinca, Volvo, Navistar (International Caminhões) e Empresas Randon foram suas passagens como executivo. Atualmente, divide a agenda também como investidor anjo e conselheiro de empresas.
Estudioso dedicado e profissional reconhecido, Esdanio conta com mais de 20 participações em startups, o que comprova sua visão para investir e entender o futuro dos negócios. Transformador convicto e entusiasta da indústria nacional, ele desenvolveu a metodologia Gestão de Crescimento Sustentável (GCS) há mais de 10 anos. O método já ajudou dezenas de empresas a transformarem sua gestão, balizarem sua governança e encaminharem os processos sucessórios.
Método de crescimento e longevidade empresarial
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