Quando o assunto é empreendedorismo, o brasileiro aparece como referência mundial. Por necessidade ou convicção, abrir o próprio negócio costuma ser uma opção muito aplicada no território nacional. Prova disso é que o Brasil figura entre as cinco economias mais empreendedoras do mundo, segundo uma pesquisa recente realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade.
Se por um lado o empreendedorismo parece ser uma vocação natural do país, o mesmo não se pode dizer sobre a longevidade dessas empresas. Em média, apenas um em cada quatro negócios sobrevive por mais de 10 anos no Brasil.
A causa de tanta mortalidade normalmente gira em torno de temas como planejamento, gestão e capacitação. No conteúdo a seguir, confira os 6 principais erros que podem matar a sua empresa. Veja ainda detalhes de um método que garante mais crescimento e longevidade para o empreendimento que não quer fazer parte das estatísticas de mortalidade empresarial.
Fuja deles: os 6 erros que podem matar a sua empresa
O universo do empreendedorismo contempla desafios diários. Sendo assim, tomar sempre a melhor decisão é praticamente impossível. Inevitavelmente, o empreendedor vai cometer alguns erros em sua jornada. E é nesse ponto que temos um alerta importante: nem todo deslize tem o mesmo peso no seu negócio. O importante, no final do dia, é fugir dos erros que podem ser fatais.
A seguir, o fundador da FENP Consultoria Digital, Esdanio Nilton Pereira, comenta seis dos principais pontos que podem matar a sua empresa! Todos eles têm ligação direta com temas como planejamento, gestão e capacitação.
1. Não avaliar o mercado
Antes de abrir um negócio, é imprescindível analisar com cuidado o mercado que essa empresa vai fazer parte. Quais são os concorrentes? Como eles atuam? Começar um empreendimento em um mercado saturado, sem grandes diferenciais competitivos, é um erro enorme!
Nesse momento de avaliação, é essencial também avaliar se o produto ou serviço em questão atende bem às necessidades dos consumidores. “Entender do seu mercado começa também por saber com quanto sua empresa participa nele. Um cálculo estimado é melhor do que não ter ideia. Quem sabe onde está, consegue colocar meta de onde quer chegar”, resume Esdanio. Lembre-se: quanto mais informações o empreendedor tiver sobre sua área de atividade, maiores serão as chances de sucesso.
2. Subestimar a importância do planejamento
No ímpeto de colocar logo o “negócio na rua”, muitos empreendedores esquecem de enumerar no papel todos os passos e as ideias da sua empresa. Ter um plano de negócios é primordial!
A falta de planejamento sempre figura entre as principais causas de fechamento de empresas no Brasil. Organize com cuidado as metas e os objetivos, traçando um mapa e um cronograma para alcançá-los. “A cada investimento que você realiza, entendendo o que efetivamente vai gerar valor, seu negócio fica um pouquinho mais longe do risco de morte”, ensina Esdanio.
3. Misturar contas físicas e jurídicas
Pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores misturam as contas físicas com as jurídicas. Na cabeça de alguns empresários, o lucro da empresa é o seu salário e assim todo o dinheiro do negócio é retirado no final do mês. Alguns empreendedores chegam a pagar despesas pessoais – escola dos filhos, mercado, viagens – com a conta da empresa.
Sem investimentos novos e sem um bom fluxo de caixa, o negócio dificilmente vai se manter de pé. Empresas que têm o objetivo de crescer precisam do total controle financeiro de suas despesas. Esdanio alerta ainda para tomar cuidado na hora de pegar algum recurso emprestado: “Cuide com o dinheiro que o banco te oferece: a melhor hora de tomar empréstimos é quando não precisamos”.
4. Achar que terá menos trabalho sendo empreendedor
Esse é um erro clássico: o empreendedor monta o seu negócio e pensa que agora terá mais tempo livre. Com o passar dos meses, as responsabilidades não param de aumentar e o empresário acaba fechando a empresa para voltar a ser funcionário.
É claro que muitos empreendedores conseguem uma certa liberdade depois de muito trabalho e planejamento. Mas antes disso acontecer, um longo caminho deve ser percorrido. “O empreendedor de sucesso certamente trabalha mais para isso. Entretanto, na mesma proporção, está o seu sentimento de liberdade”, completa Esdanio.
5. Centralizar todos os processos apenas no empreendedor
Um erro comum – e fatal – das empresas pequenas e médias é a dependência total do empreendedor. O empresário acaba abraçando todas as áreas da empresa, sem delegar funções, e acaba freando o seu crescimento. Ninguém é muito bom em todas as funções!
Um negócio sustentável passa também por uma equipe qualificada. Faça uma boa seleção de seus colaboradores e não tenha medo de demitir funcionários quando for necessário. Fique atento também ao contratar amigos e familiares. Não tem nada de errado em trabalhar com pessoas conhecidas, mas o profissionalismo sempre precisa falar mais alto.
O comportamento do empresário, reforça Esdanio, é fundamental no processo de crescimento: “Para ser empresário, precisa pensar, agir e se comportar como empresário. Você precisa manter a constância de propósito para captar as vantagens do crescimento, com o cuidado de mitigar os riscos inerentes”.
6. Não cobrar o preço correto por seu produto/serviço
Ao abrir um empreendimento, é muito comum não sabermos exatamente quanto cobrar pelo nosso serviço ou produto. Por falta de conhecimento ou tempo, o empreendedor acaba decidindo esse valor baseado em fatores inadequados. O resultado desse erro, infelizmente, pode levar a sua empresa ao fechamento, pois vai faltar dinheiro no caixa!
Determine o seu preço levando em conta os custos fixos e as despesas variáveis. Faça esse cálculo com muito zelo, pois ele determina boa parte do seu sucesso. “Investidores e consumidores cada vez mais querem que seu dinheiro e suas reputações passem longe de empresas que não tenham um plano sólido de crescimento ou que, principalmente, não estejam agindo depois de formatar esse plano”, revela Esdanio.
GCS: o método ideal para proporcionar crescimento e longevidade para sua empresa
Para não engrossar as altas estatísticas de mortalidade empresarial, o empreendedor precisa, necessariamente, adotar ações estratégicas. A boa notícia é que essas medidas estão disponíveis em só lugar: no método Gestão do Crescimento Sustentável (GCS).
Essa solução da FENP Consultoria Digital se aplica a empresas de qualquer perfil, segmento e tamanho, com faturamento anual de R$ 200 mil ou até mais de R$ 1 bilhão. O método GCS já foi testado e comprovado e está disponível para efetiva implantação por meio de uma plataforma de consultoria digital.
No GCS, a transformação da empresa ocorre pelo processo de decisão de rompimento das amarras do crescimento. Ao final da implementação do método, a empresa terá mais controle da sua direção e dos seus resultados.
Conciso e transformador, o método GCS conta com três pilares que são a base para a perpetuidade de qualquer empresa: ESG (Environmental, Social and Governance), Gestão Baseada em Valor e Posicionamento Estratégico.
GCS promove a transformação do seu negócio
O GCS abrange um ciclo de seis módulos de aprendizado. Juntos, esses tópicos trazem um posicionamento estratégico para a empresa, o que contribui para a transformação do negócio.
A FENP Consultoria Digital, empresa que oferece o método ao mercado, tem como norte transformações customizadas para resultados acelerados. Esdanio Nilton Pereira, fundador da marca, traz na bagagem quatro décadas de experiência na gestão de pequenas, médias e grandes empresas no Brasil e no exterior.
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