Ver a sua empresa crescer é o sonho de praticamente todos os empreendedores. E crescimento pode ser sinônimo de muitas coisas: desde o aumento mensal das vendas até a abertura de uma nova unidade.

Porém, mais do que fazer seu negócio “estourar” momentaneamente, o desafio dos empresários têm sido permanecer relevante no mercado depois de um tempo. Conquistar um crescimento sustentável e sólido é muito mais complexo do que atingir uma alta pontual no faturamento ou nas vendas.

Prova disso é que apenas uma em cada quatro empresas sobrevive por mais de 10 anos no Brasil, segundo dados do IBGE. Esses empreendimentos, em sua maioria, certamente atingiram um crescimento em pelo menos algum momento de sua trajetória, mas não conseguiram manter.

No conteúdo a seguir, veja 10 dicas infalíveis para fazer sua empresa crescer de forma sólida. Confira ainda detalhes de um método que garante crescimento sustentável e longevidade para as empresas que querem chegar no topo – e continuar lá.

Aposte nelas: 10 dicas infalíveis para fazer sua empresa crescer

Engana-se quem acredita que, para fazer um negócio crescer, é necessário obrigatoriamente um aporte grande de recursos financeiros. Algumas estratégias dependem sim de um investimento alto, mas muitas outras passam por fatores mais amplos, como planejamento, gestão e capacitação.

A seguir, o fundador da FENP Consultoria Digital, Esdanio Nilton Pereira, lista 10 dicas infalíveis para fazer a sua empresa decolar! Com essas orientações, seu negócio irá alcançar o caminho do crescimento sustentável com muito mais facilidade.

1. Conheça seu público-alvo e suas necessidades

O empreendedor precisa sempre lembrar que, sem cliente, ele não tem empresa. Portanto, ao abrir o seu negócio, é preciso definir com a maior precisão possível quem é o seu público-alvo e quais são as suas necessidades. Compreender o que seu cliente busca e criar uma conexão com ele são medidas essenciais para um crescimento sólido.

2. Ofereça produtos e serviços de qualidade

Tenha em mente que qualidade, mais do que nunca, é obrigação e não diferencial! De nada adianta estruturar ações de venda incríveis se você acaba entregando um produto/serviço que não corresponde à expectativa do cliente. Essa dica é básica, mas não pode ficar de fora: nunca esqueça da qualidade do que você oferece!

3. Tenha um bom atendimento ao cliente

Muitos empresários negligenciam o poder de um bom atendimento. Lembre-se de tratar seus clientes com respeito e sempre os ajude com as necessidades que surgirem. Construa um relacionamento próximo com seu público e entregue soluções diferenciadas para as suas demandas. Não importa se você tem 5 ou 1000 clientes: trate todos eles com extrema atenção.

4. Capacite sua equipe

Capacitação é palavra de ordem em qualquer empresa que busca crescimento! Não basta ter um ótimo produto ou serviço: forneça também treinamento e desenvolvimento de habilidades para sua equipe. Isso ajuda seus colaboradores a se manterem motivados e também impacta diretamente nos resultados e na qualidade do que você oferece.

5. Tenha uma gestão de finanças eficiente

Entenda finanças como um conceito e não somente como matemática. São os conceitos que te ajudarão a tomar as decisões certas! Lembre-se de equilibrar as despesas com as receitas e controle bem o seu fluxo de caixa.

6. Esteja aberto a feedbacks e sugestões de seus clientes e funcionários

Crescer a qualquer custo nunca é uma boa ideia. Para atingir o topo, é importante que você não perca ninguém essencial pelo caminho, ou seja, seus clientes e seus funcionários. Esteja aberto a receber críticas e sugestões da sua equipe e dos seus compradores. Saber ouvir – e aprender com isso – faz parte de qualquer crescimento.

7. Defina objetivos claros

Tenha uma visão clara do que você quer que sua empresa seja e defina metas específicas (e alcançáveis) para seu negócio. Com base nesses objetivos, trace um plano estratégico para alcançar todos os tópicos. Revisite essas metas de tempos em tempos e faça ajustes se for necessário, mas nunca deixe esses objetivos de lado.

8. Esteja atento às tendências de mercado

Fique atualizado sobre as tendências de mercado e adapte seu negócio de acordo com essas demandas sem nunca perder seu diferencial. Participe de palestras, eventos e aulas para se manter atualizado e continuar criando oportunidades de networking que podem ajudar a ampliar o seu negócio.

9. Mantenha-se motivado

Mesmo quando você está no caminho certo, os resultados não surgem da noite para o dia. Mantenha uma atitude positiva e motivada em relação ao seu negócio e trabalhe duro para alcançar seus objetivos. Não se deixe abater por circunstâncias inesperadas. Sua motivação contaminará todos a sua volta.

10. Faça parcerias

A palavra parceria acabou sendo um pouco banalizada no mundo corporativo, mas quando ela é levada a sério pode gerar ótimos resultados. Estabeleça parcerias com outras empresas ou indivíduos que possam ajudar a promover sua marca e ampliar seus horizontes.

GCS: o método ideal para proporcionar crescimento e longevidade para sua empresa

O empresário que deseja ver seus índices crescerem de forma consistente precisa, necessariamente, adotar ações assertivas. Além das dicas acima, é preciso que os empreendedores foquem em medidas estratégicas e direcionadas ao seu negócio. Felizmente, todas essas medidas estão disponíveis em só lugar: no método Gestão do Crescimento Sustentável (GCS).

Essa solução da FENP Consultoria Digital se aplica a empresas de qualquer perfil, segmento e tamanho, com faturamento anual de R$ 200 mil ou até mais de R$ 1 bilhão. O método GCS já foi testado e comprovado e está disponível para efetiva implantação por meio de uma plataforma de consultoria digital.

No GCS, a transformação da empresa ocorre pelo processo de decisão de rompimento das amarras do crescimento. Ao final da implementação do método, a empresa terá mais controle da sua direção e dos seus resultados.
Conciso e transformador, o método GCS conta com três pilares que são a base para a perpetuidade de qualquer empresa: ESG (Environmental, Social and Governance), Gestão Baseada em Valor e Posicionamento Estratégico.

GCS promove a transformação do seu negócio

O GCS abrange um ciclo de seis módulos de aprendizado. Juntos, esses tópicos trazem um posicionamento estratégico para a empresa, o que contribui para a transformação do negócio.

A FENP Consultoria Digital, empresa que oferece o método ao mercado, tem como norte transformações customizadas para resultados acelerados. Esdanio Nilton Pereira, fundador da marca, traz na bagagem quatro décadas de experiência na gestão de pequenas, médias e grandes empresas no Brasil e no exterior.

Método GCS
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