Você já ouviu a frase “Preço é o que você paga, Valor é o que você leva”? Essa é uma verdade fundamental para quem busca garantir o sucesso e crescimento de sua empresa.
A Gestão Baseada em Valor é o método ideal para estabelecer um processo robusto de governança e controlar a empresa, aumentando assim a chance de alcançar seu posicionamento estratégico e resultados efetivos.
Mas, afinal, o que é resultado? Aqui, entenda o resultado como algo que vai além do lucro ou simples controle de fluxo de caixa. Quando sua empresa gera valor, ela diminui a dependência do capital de terceiros, o que te possibilita pagar menos juros aos bancos, tornando-se mais forte para honrar suas dívidas.
Além disso, o capital de terceiros costuma ser mais barato do que o próprio capital da empresa.
Se compararmos as empresas dos anos 50 com as de hoje, veremos uma grande diferença. Na década de 50, a maior empresa americana era uma siderurgia, cujo valor estava focado em abastecer o aço para a indústria americana. Já empresas como Amazon ou Apple, hoje, têm um valor equivalente ao PIB do Brasil. Mas o que mudou?
O valor dessas grandes empresas hoje está baseado em um conceito de Goodwill, ou seja, a empresa vale ou é vendida por um valor maior do que aquele aparente de mercado, um valor que vai além de seus ativos palpáveis. Esse conceito está ligado aos ativos intangíveis da empresa, que revelam sua capacidade de gerar receita e resultados, além de diferenciais competitivos que geram lucro, como a imagem de seu produto ou serviço, sua marca, seus funcionários e seu modelo de negócio.
Infelizmente, o Goodwill não é mencionado no balanço patrimonial, no Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) ou no controle de fluxo de caixa, sendo que todos os ativos intangíveis não contam com um limite determinado ou tempo de duração.
Veja a seguir uma representação gráfica da figura 1, simplificada, desse conceito:
Por outro lado, também podemos afirmar que há destruição de riqueza quando o valor da sua empresa é menor que os investimentos totais realizados, veja a seguir na figura 2:
Como empresário ou administrador, sua principal responsabilidade é criar riqueza em sua empresa. A geração de valor traz vantagens significativas, como equidade entre sócios, reinvestimento em projetos de crescimento, geração de empregos, preparação da empresa para crises futuras, possibilidade de obter recursos financeiros a custos mais baixos, melhor utilização dos ativos e pagamento de dividendos aos donos da empresa.
No mercado internacional, o Value Based Management (VBM) é uma premissa consolidada. Consiste em uma abordagem em que as aspirações, técnicas de análise e processos gerenciais são orientados para a maximização do valor da empresa, focalizando as decisões sobre os direcionadores de valor, especialmente o custo de capital.
O Value Based Management (VBM), que consiste em maximizar o valor da empresa orientando decisões gerenciais para direcionadores de valor, é amplamente aceito no mercado internacional.
Compreender o valor da sua empresa é fundamental para:
– Conhecer e acompanhar o potencial de crescimento da empresa;
– Projetar ações estratégicas;
– Transações societárias;
– Fusões com outras empresas;
– Venda da empresa.
O caso de sucesso da General Electric liderado por Jack Welch, considerado o maior gestor do século XX pela Fortune, é uma prova da importância da gestão do valor. Durante sua gestão, de 1983 a 2001, o valor da GE aumentou mais de 10 vezes, ultrapassando US$ 50 bilhões. Isso considerando uma empresa extremamente dependente de tecnologia palpável, ou seja, ainda na tradicional indústria de transformação de metal em máquinas. O nome disso é gestão do crescimento.
E as lições deste case de sucesso monumental se aplicam a qualquer classe de empreendimento porque, quando observadas de perto, revelam um ciclo de vida comum à maioria, senão todas, as jornadas de negócio, veja figura 3, ciclo de vida da empresa:
Todos os empreendimentos passam por um ciclo de vida comum, que começa com a fundação, passa pelo crescimento e chega à maturidade.
Na fase de maturidade, a empresa atinge o máximo em desempenho, mas também enfrenta instabilidade estratégica e tendência de perda de participação de mercado. É aí que a empresa precisa decidir se seguirá pelo caminho da estabilidade, com intervenção estratégica e profissionalização, ou pelo declínio, com problemas de liderança, conflitos entre sócios, miopia estratégica, entre outros.
O papel do empresário ou administrador é crucial na tomada de decisões estratégicas para manter a longevidade da empresa, torná-la mais forte e rentável. Por isso, é importante que eles compreendam o valor da empresa e implementem técnicas de gestão baseadas no valor.
Gestão Baseada em Valor: significado e importância para o sucesso empresarial
O valor de uma empresa é a expectativa de seus resultados futuros. Embora o passado tenha valor, a maior parte do valor está na capacidade de gerar bons resultados no futuro. Imagine que você compre uma empresa de tecnologia com 50 funcionários, o valor dela não está apenas nos resultados passados, mas também na capacidade de continuar gerando resultados positivos. Para isso, pode ser necessário manter pessoas-chave por um tempo, até que sejam transferidos os conhecimentos necessários para a equipe.
A Gestão Baseada em Valor (GBV) é uma abordagem gerencial que busca aumentar a riqueza da empresa e, consequentemente, entregar mais valor para todos os envolvidos, incluindo clientes, funcionários, fornecedores e sociedade. Para isso, é essencial definir premissas de mercado ou internas que possibilitem a geração de valor no futuro. A GBV envolve o acompanhamento constante e ajustes de rota para garantir o sucesso.
A GBV é um dos pilares do GCS – Gestão do Crescimento Sustentável, um método que apoia empresas a crescerem com resultados consistentes. Adotar uma abordagem baseada em valor é crucial para a sobrevivência e sucesso de qualquer negócio, pois ajuda a empresa a se concentrar na criação de valor a longo prazo para todas as partes interessadas.
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